A história por trás da CONECTAR

N

ossa história

A CONECTAR surgiu do desejo da liderança da Bless China International (BCI) de se concentrar mais no discipulado de líderes nacionais e suporte de organizações locais para que se tornem mais efetivos em sua atuação e produzam mais para o Reino.

Em especial, damos suporte para quatro agências missionárias autóctones na Ásia que ajudamos a criar. Elas atuam em mais de 30 povos não alcançados pelo evangelho em alguns países da Ásia e norte da África. São cerca de 60 missionários autóctones, todos asiáticos, sendo alguns deles vindos de igrejas de povos minoritários, que receberam de alguma forma nosso suporte na área de pastoreio, treinamento, planejamento estratégico, financeiro etc.

VISÃO, MISSÃO E VALORES

Nossos valores

  • Excelência – fidelidade ao evangelho, humanização das relações e otimização dos processos
  • Ajudar quem não tem ajuda
  • Trabalhar em parceria
  • Empoderar pessoas da localidade (autóctones)
  • Foco nas pessoas, não em projetos

O QUE FAZEMOS?

PRINCIPAIS AÇÕES

  1. Missionalmente

É um curso de introdução a missões transculturais para Igrejas locais, explorando tanto os aspectos bíblicos, como a realidade do campo hoje, a apresentação de estratégias de envolvimento da Igreja local com ação missionária e a vocação. Temos também outros cursos, por exemplo, de estratégias missionais e de Negócios como Missão.

  1. Negócios Como Missão – Business as Mission (BAM)

Entendemos que hoje mais do que em qualquer outra época é necessário o uso criativo de capacitações e recursos para entrada em ambientes hostis a pregação do evangelho, criando identidade e sustentabilidade. O Negócios como Missão é uma destas estratégias. Os três grandes alvos são apresentar um modelo de negócio do Reino, usar o ambiente concreto de trabalho para evangelismo, discipulado e plantação de igrejas e investir parte significativa do lucro diretamente em missões. Aproveitamos a experiência de décadas da BCI nessa área, e como Conectar nos envolvemos diretamente com a estratégia BAM desde 2016, dando um acompanhamento e suporte a diferentes organizações.

  1. Suporte a Organizações Inspiradas na Fé (OIFs)

Agências missionárias, empresas BAM, ONGs, escolas, hospitais, projetos sociais e terapêuticos, todas estas estruturas e outras mais podem e devem ser usadas pelos cristãos para servir o Pai neste mundo. Nós as chamamos de Organizações Inspiradas na Fé – OIFs. Elas representam a ação da igreja em movimento, seus membros, criando estruturas que apresentem o testemunho do evangelho nas diferentes áreas da sociedade. Entendemos que parte de nossa tarefa é apoiar e acompanhar OIFs e seus líderes, no Brasil e onde o Pai nos mostrar. Hoje acompanhamos 4 agências missionárias que ajudamos a criar na Ásia e temos parceria com algumas organizações no Brasil, como a SEPAL e a JUVEP.

  1. Discipulado de Líderes

Discipulado de líderes, é uma ação de direção espiritual que implica numa caminhada conjunta de pelo menos duas pessoas durante um período razoável, onde um cristão mais maduro na experiência com a Palavra e com o Espírito influencia aquele que deseja tornar-se um bom ouvinte de Deus e imitador de Cristo. A Conectar intencionalmente busca tornar possível este processo de discipulado um-a-um e trabalha na construção de pequenos grupos de líderes ou grupo de formação de líderes, para que estes líderes possam gastar tempo juntos influenciando o crescimento uns dos outros. Este é o mais importante objetivo institucional que temos.

  1. Plantação e Revitalização de Igrejas

Plantar igrejas locais foi a forma como a os discípulos no primeiro século entenderam a ordem de fazer discípulos de todas as nações. Os desafios hoje são imensos, vão desde as grandes cidades, passando pelas pequenas vilas e povos não alcançados e não engajados. Precisamos de plantar novas igrejas biblicamente saudáveis para assim mostrarmos o Evangelho, além de inspirarmos as igrejas já existentes em outras localidades a buscarem a pureza e a vitalidade do Evangelho. Temos trabalhado um modelo de bíblico de plantação de igrejas a ser apresentado aos que queiram plantar e revitalizar igrejas no Brasil e em outros cantos. Temos uma dívida imensa com organizações e movimentos como o CTPI, 9 Marcas (Mark Dever) e City to City (Timothy Keller). Não somos tão criativos para construir algo do nada, mas buscamos ser úteis em nosso raio de influência.